Vendo Cristo nos Problemas

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009


1 CORÍNTIOS 1.1-9; 1 CORÍNTIOS 2.1-2; 1 CORÍNTIOS 16.22-24


Mencionamos que a Bíblia é a revelação de JESUS CRISTO, DEUS nos dá a Bíblia para um propósito, para que O conheçamos, para que conheçamos o SENHOR JESUS CRISTO. DEUS revela Seu Filho através da Bíblia, e precisamos pedir ao SENHOR que nos dê o Espírito de sabedoria e revelação para que possamos verdadeiramente ver o SENHOR JESUS na Sua Palavra.

Em 1 Coríntios estamos para ver o SENHOR JESUS através dos problemas. Esta carta foi escrita pelo apóstolo Paulo à igreja em Corinto. Contudo, ela não foi escrita somente à igreja em Corinto, mas para todos aqueles em todos os lugares que chamam pelo nome do SENHOR JESUS. Portanto, descobrimos que esta carta é endereçada a nós também, porque somos aqueles que chamam pelo nome do nosso SENHOR JESUS. Então não tome essa carta aos Coríntios como se ela fosse escrita à alguém mais, uma igreja que existiu há mais ou menos dois mil anos atrás; que seus problemas não são nossos problemas, que suas soluções não são nossas soluções. A medida que lermos essa primeira carta aos Coríntios, lembremos que é endereçada à nós, e os problemas que encontramos na igreja freqüentemente descobrimos ser nossos problemas, e a solução que Paulo dá nesta carta nos mostra a maneira de solucionar nossos problemas hoje.

A igreja em Corinto teve um início maravilhoso. Se você ler o livro de Atos você descobre no capítulo 18 que Paulo foi à Corinto depois de estar em Atenas. Enquanto ele estava lá, foi constrangido em seu espírito com respeito à Palavra de DEUS. Ele pregou aos judeus depois aos gentios, e muitos vieram para o SENHOR. Mas houve muita oposição também, e o SENHOR apareceu a ele em visão dizendo: "Não temas, mas fala e não te cales. Estou contigo; ninguém pode ferí-lo porque tenho muitas pessoas nesta cidade." Então Paulo permaneceu nessa cidade por um ano e seis meses, e muitos vieram para o SENHOR.

Depois que Paulo saiu, outro grande servo de DEUS chegou nessa cidade -- Apolo era um homem muito eloqüente, muito sábio, que era profundamente ensinado na Palavra de DEUS, e através do seu labor muitos crentes lá foram edificados. Não sabemos se Pedro esteve alguma vez em Corinto, mas pelo menos sabemos que sua influência foi sentida lá, porque na primeira carta aos Coríntios algumas pessoas diziam: "Sou de Paulo", porque Paulo esteve lá; "Sou de Apolo", porque Apolo esteve lá; e alguns diziam: "Sou de Cefas" (Pedro). Então se Pedro esteve lá ou se suas influências estiveram lá, não sabemos; mas sabemos que Pedro era influente nessa igreja em Corinto. Pense nisso! Se uma igreja teve o labor do grande apóstolo Paulo, o grande instrutor, Apolo, e o grande apóstolo Pedro, que estavam enriquecidos na palavra da doutrina, no conhecimento, e não estavam limitados de qualquer dom.

Agora irmãos e irmãs, provavelmente diríamos: "Bem, se esta é a igreja e se isto deve acontecer aqui conosco, quão glorioso isto seria." Mas infelizmente, embora eles fossem ricos em palavra de doutrina, em conhecimento, e eles não estavam limitados de qualquer dom, ainda essas coisas não pareciam ajudá-los a crescer espiritualmente. Pelo contrário, essas coisas pareciam ser um empecilho para seu crescimento. Eles permaneceram como bebês em CRISTO, e estavam cheios de problemas. Penso que isso deveria ser um aviso para nós. Não pense que para você ser rico em palavra, rico em conhecimento, rico em dons, portanto você está destinado a ser espiritual, e a igreja deve ser uma igreja espiritual. Nem sempre! As vezes é justamente o contrário porque as pessoas ficam satisfeitas com todas essas coisas e perdem de vista a única coisa que é necessária, e esta é o SENHOR JESUS, Ele próprio.

A igreja em Corinto tinha muitos problemas. Não era uma igreja perfeita. Você encontra alguma igreja perfeita na terra? Através dos vinte séculos você não encontra nenhuma igreja perfeita na terra. Você encontra alguma igreja que não tenha problema? Você encontra alguém que não tenha problema? Se você não pode encontrar pessoas que não tenham problemas, então a igreja, sendo a reunião do povo de DEUS, não terá problemas. Mas as pessoas têm muitos problemas. Não existe ninguém que não tenha problemas; mesmo as criancinhas têm problemas. Quanto mais crescemos, mais nós temos. Como você pode esperar que alguma igreja na terra seja sem problemas? Penso que só um morto não tem problemas. Todos os seus problemas estão acabados. E provavelmente é uma igreja morta que não tem problemas. Se a igreja está viva está destinada a ter problemas. Não tenha medo deles. Quão freqüentemente tentamos esconder nossos problemas. Se os problemas vêm, encare-os. Não tenha medo deles, porque problemas são oportunidades. Se os problemas são resolvidos de maneira correta, isto significará crescimento espiritual. É claro que se você permite que o problema permaneça, isto prejudicará. Mas nenhum problema precisa permanecer para sempre, porque existe uma solução.

Agora irmãos e irmãs, quando temos um problema como o encaramos? Apenas tentamos solucionar este problema particular que temos nesse momento particular? Se esta é a maneira que você tenta solucionar seus problemas, então você descobrirá que depois que um problema é solucionado outro surge imediatamente. Não haverá fim para os seus problemas. Portanto, quando um problema surge, o segredo é: vá à raiz! Descubra a causa desse ou daquele ou de todos os problemas e então trate com a raiz do problema. Qual é a raiz da maioria dos problemas? Realmente, a raiz da maioria dos problemas é você mesmo, é a carne. Se você aprende a tratar com a carne através da cruz do SENHOR JESUS, então você descobre que esta é a solução de todos os problemas.


PROBLEMAS EM CORINTO

A medida que você lê a carta aos Coríntios, você descobre que essa igreja tem muitos problemas. Por exemplo, do capítulo 1-4 o problema é divisão - espírito de facção. Essas pessoas são chamadas à comunhão do Filho de DEUS, JESUS CRISTO, e que comunhão maravilhosa esta é.

Queridos irmãos e irmãs, apenas penso por um momento: Éramos inimigos de DEUS; não tínhamos nenhuma esperança, sem DEUS; estávamos mortos em pecados e transgressões; estávamos sob condenação; não podíamos olhar para DEUS porque se o fizéssemos morreríamos. Mas agora, pela graça de DEUS em JESUS CRISTO, somos chamados à comunhão, e comunhão significa simplesmente "ter em comum". Estamos para compartilhar com o SENHOR JESUS tudo o que Ele É. Somos chamados em tal maravilhosa comunhão.

Infelizmente na igreja em Corinto, embora fossem todos chamados à comunhão do Filho de DEUS, JESUS CRISTO, estavam divididos entre si. Tinham opiniões diferentes e idéias diferentes.

Alguns diziam: "Eu sou de Paulo, porque Paulo me levou ao SENHOR. Pertenço a Paulo". E alguns diziam: "Sou de Cefas porque é um dos doze apóstolos originais. Volto à raiz". E alguns diziam de maneira sectária: "Bem, se você é de Paulo, e você de Apolo, e você de Cefas, eu sou maior; sou de CRISTO". Havia divisão, espírito de facção, quebrando a comunhão do Filho de DEUS, JESUS CRISTO. Este é o grande problema.

No capítulo 5 você encontra o problema de pecado. Alguns deles caíram em pecado grave, até incesto. Isto era algo raro mesmo entre os descrentes. E a igreja era tão impassível ao ponto de permitir que isto continuasse sem ser tratado.

No capítulo 6 você descobre que eles tinham um outro problema. Um irmão processou outro no tribunal do mundo. Ao invés de amar o outro, ao invés de estar desejando ser defraudado, ele defraudou o outro. Foram para o tribunal dos gentios, processando um ao outro. Isto aconteceu na igreja em Corinto.

No capítulo 7 você descobre que eles tinham problemas matrimoniais, todos os tipos de problemas matrimoniais.

Nos capítulos 8 a 10 você encontra problemas sociais. Havia algumas pessoas entre os crentes que iam para o templo para comer e beber porque naquele tempo as atividades sociais eram levadas para o templo. Se você não vai para o templo então você não poderá regozijar-se com essas funções sociais. E alguns cristãos são tão ansiosos que só querem tais atividades sociais. Eles só iam ao templo para comer e beber e quando faziam isso, eles embaraçavam os fracos.

No capítulo 11 eles tinham problemas com cobertura de cabeça. Deveriam as irmãs terem suas cabeças cobertas? E isto não quer dizer as irmãs somente, mas deveriam os irmãos estarem cobertos diante de DEUS? Quem é o cabeça?

Eles também tinham problemas com a Mesa do SENHOR porque quando vinham para comer e beber à Mesa do SENHOR, alguns ficavam bêbados de antemão. Nos tempos antigos freqüentemente tinham uma festa deleitosa diante da Mesa do SENHOR porque quando nosso SENHOR JESUS pela primeira vez nos deu a Ceia do SENHOR, Ele estava comendo com os Seus discípulos a festa da Páscoa. Pelo final da Páscoa Ele nos deu a Ceia do SENHOR. Infelizmente, alguns que eram ricos comiam comida farta e alguns que eram pobres ficavam com fome. Eles não compartilhavam uns com os outros, e depois disso vinham para partir o pão. Agora, que é isso? Onde está a união? Onde está o amor?

Onde está a unidade? Eles tinham problemas com isso.

Nos capítulos 12 a 14 você descobre que eles tinham problemas com dons espirituais. Eram ricos em dons espirituais. Poderíamos dizer que se eles eram ricos em dons espirituais, certamente toda a igreja seria edificada rapidamente. Mas infelizmente eles derrubaram a igreja porque ao invés de usar os dons espirituais para edificar o Corpo, eles os usavam para se exibir, para fazer uma mostra deles.

No capítulo 15 você descobre que eles ainda tinham problemas com doutrina. Alguns deles não criam na ressurreição. Como poderia uma pessoa ser ressuscitada? Quando você morre, seu corpo é enterrado; fica corrompido e desaparece, por assim dizer. Como você pode ser ressuscitado? Onde você toma esse corpo de novo? Eles não criam na ressurreição.

No capítulo 16 você descobre que eles tinham problemas com dar. Os cristãos devem dar, mas eles eram muito, muito lentos no dar. Eles não somente têm problemas com dar, mas têm problemas com submissão. Como podem eles se submeterem àqueles que os guiam, que os ajudam? Eles falharam em submeter-se. Finalmente, eles tinham esse grande problema de amor. Amar um ao outro e amar ao SENHOR JESUS. Eles tinham perdido seu primeiro amor.

Agora, irmãos e irmãs, isto não é uma contradição? Por um lado, essas pessoas eram ricas em palavras, em conhecimento e em dons; ainda ao mesmo tempo, eles tinham todos esses problemas. Esses problemas são muito básicos. Esses problemas são muito grandes. Esses problemas quebram a comunhão. Eles tinham todos esses problemas.

Temos problemas individualmente ou coletivamente? Talvez não tenhamos todos esses problemas que acabamos de mencionar na igreja em Corinto, mas certamente temos alguns deles, e talvez tenhamos algum que eles não tinham. De qualquer maneira, você descobre que a vida é cheia de problemas individualmente e coletivamente. Qual é a raiz desses problemas? Porque deveriam esses problemas existir na igreja de Corinto? O apóstolo Paulo, pelo ESPÍRITO SANTO, deu o diagnóstico em 1 CORÍNTIOS 3:3 "Não é assim que sois carnais e andais segundo os homens?".


CONDIÇÕES ESPIRITUAIS

A Bíblia divide o ser humano em relação à condição espiritual em três grupos:

1. - O homem natural;
2. - O homem carnal;
3. - O homem espiritual.

O homem natural se refere a uma pessoa que vive para sua vida natural sem o ensino e a direção do ESPÍRITO SANTO.

"Ora, o homem natural não aceita as coisas do ESPÍRITO DE DEUS, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las porque elas se discernem espiritualmente". (1 Coríntios 2:14)

Este homem natural é o homem no estado natural. É claro que sabemos quando estamos falando sobre natural, realmente já é o artificial, porque no princípio, quando DEUS criou o homem, o homem era sem pecado. Ele foi criado com um espírito, alma e corpo (1 Ts 5:23), mas por causa do pecado o espírito do homem ficou morto. Embora ainda sejamos muito ativos em nossa alma e em nosso corpo, ainda diante de DEUS, estamos mortos em pecados e transgressões, o que significa que nosso espírito foi morto. A definição científica de morte é o cessar a comunicação com seu próprio meio ambiente. Nosso meio ambiente espiritual é DEUS, mas quando perdemos esta comunicação com DEUS, nosso espírito é considerado morto. Portanto, um homem natural é uma pessoa cujo espírito está morto para DEUS; não há comunicação com DEUS. Você talvez seja muito hábil, muito saudável, mas quando DEUS é mencionado há um branco, um obstáculo. Não há nenhuma comunicação porque você é um homem natural. O homem natural não recebe as coisas do ESPÍRITO porque ele as considera loucura. Agora, quem é realmente tolo? O homem natural, ou as coisas de DEUS? É claro que sabemos que o homem natural é tolo, no sentido de que ele não recebe as coisas de DEUS, nem pode ele receber. Não há habilidade para receber as coisas espirituais. Este é o homem natural.

Depois a Bíblia nos fala do homem carnal. Quem é o homem carnal? O homem carnal não é um descrente. O homem carnal é aquele que foi salvo. Infelizmente ele ainda vive pela sua carne, ao invés de pelo ESPÍRITO.

"Porque ainda sois carnais. Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas não é assim que sois carnais e andais segundo os homens?". (1 Coríntios 3:3)

Esses crentes coríntios foram justificados, separados para DEUS e chamados santos; mas, você descobre que eles ainda são carnais. Eles ainda andam de acordo com os homens. Embora sejam salvos, ainda não são diferentes do homem natural. A única diferença é que eles têm a vida de DEUS neles, mas ainda andam de acordo com os homens, fazendo o que todos estão fazendo. Não parece haver qualquer diferença porque eles andam após a carne. Eles têm o ESPÍRITO SANTO. O ESPÍRITO SANTO vivificou o espírito deles e habita em seu espírito, mas não andam segundo o ESPÍRITO. Eles ainda andam segundo a carne e por causa disso andam segundo o mundo. Este é o homem carnal.

Então a Bíblia nos fala do homem espiritual.

"Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém." (1 Coríntios 2:15)

Quem é o homem espiritual? O homem espiritual é o que um crente deve ser, o que DEUS intencionou que sejamos, aqueles que são salvos. Ele é um homem que anda segundo o ESPÍRITO. O ESPÍRITO SANTO, que habita em seu espírito, tem controle sobre sua vida, e por causa disso ele é um homem espiritual e é capaz de discernir todas as coisas.

Então você descobre que a Escritura divide o gênero humano nesses três grupos. Se você é do SENHOR, você não é o homem natural. Você será o homem carnal ou o homem espiritual. A vontade de DEUS é que sejamos o homem espiritual, mas é possível para você ser o homem carnal. Agora, o qual deles é você? Qual você é?

Os crentes coríntios ainda eram carnais, e por causa de sua carnalidade levantaram-se os problemas entre eles assim como você encontra no mundo. A raiz do seu problema era a carnalidade.


O REMÉDIO PARA TODOS OS PROBLEMAS

Queridos irmãos e irmãs, sob o holofote do ESPÍRITO de DEUS, você descobrirá que o problema da sua vida é principalmente, se não todo, devido à carnalidade. E se você olha para a igreja, você descobre o mesmo. A razão porque você encontra todos esses problemas na igreja é porque o povo nela é carnal. Eles não andam segundo o ESPÍRITO. Mas qual é a solução? Paulo não somente dá o diagnóstico, mas também dá o remédio e o remédio para todos os problemas é um: É CRISTO JESUS.

"Eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de DEUS, não o fiz com ostentação de linguagem, ou de sabedoria. Porque decidi nada saber entre vós, senão a JESUS CRISTO, e este crucificado." (1 Coríntios 2:1-2)

Na época do primeiro século, Corinto era uma cidade de cultura e um centro de civilização. Era uma cidade corrompida, perversa, mas estranhamente, na história você encontra um dito que se você é muito eloqüente, é hábil para apresentar as coisas de uma maneira lógica e bonita, é o modo do coríntio de falar. Então novamente é dito, se você vive uma vida dissoluta, depravada, você vive como um coríntio. Não é estranho que essas duas coisas sempre coexistam? Você talvez pense que quanto mais culto você é, certamente mais moral você tem, freqüentemente na história você descobre que isso não é verdade. Quanto mais culto era esse povo em Corinto, mais imoral. E de certo modo o espírito de Corinto entrou na igreja em Corinto. Por um lado, eram eloqüentes, hábeis, cultos, prendados, talentosos; mas, por outro lado você descobre que todas essas degradações, divisões e contendas estavam entre eles. Eles não eram diferentes do mundo. Eles deveriam ser diferentes; foram salvos por ser diferentes, mas não eram diferentes porque ainda eram carnais.

Queridos irmãos e irmãs, a igreja tem que ser diferente do mundo. Ela é? Freqüentemente você descobre que a igreja não é diferente do mundo. Não é por causa da fraqueza de DEUS. Mesmo Sua fraqueza é mais forte do que a força do homem. É porque o povo de DEUS permanece carnal, bebê em CRISTO, Qual é a solução para esses problemas?

Paulo conhecia a condição do povo de Corinto. Ele não tentou desafiar a eloqüência com eloqüência ou lógica com lógica, embora fosse bastante capaz para fazer isso. Ele viu através deles e disse: "Quando estive entre vós determinei não saber nada entre vós a não ser JESUS CRISTO e este crucificado.". JESUS CRISTO é a solução para todos os seus problemas. Se você somente puder vê-lO, então todos os seus problemas serão solucionados. Ou, colocando de outra maneira: "você tem problemas, mas graças à DEUS, seus problemas lhe darão JESUS." Não temas os problemas, porque quanto mais você tem, mais capaz você está para ver o SENHOR JESUS. Se você ver o SENHOR JESUS através dos problemas, então os problemas são resolvidos e resolvidos maravilhosamente.

A igreja em Corinto tinha o problema de divisão, espírito de facção. Como poderia esse problema ser resolvido? Paulo disse: "Está CRISTO dividido?". Isto não é tão simples? Vocês estão divididos porque dizem: "Sou de Paulo, sou de Apolo, sou de Cefas..." Mas CRISTO está dividido? Em quem vocês crêem? Em que nome vocês foram batizados? A quem vocês seguem? Seguem Paulo? Seguem Apolo? Seguem Cefas? Ou seguem CRISTO? Agora é claro que você vai dizer, eu creio em CRISTO, fui batizado no nome de JESUS CRISTO; sigo a CRISTO. Se você segue a CRISTO, e eu sigo a CRISTO, e todos seguimos CRISTO, está CRISTO dividido? Nós não estamos divididos -- somos um. Graças à DEUS por isso. A única razão de você poder estar dividido é porque você está seguindo o homem. Não importa quão espiritual esses homens sejam, você os está usando. Paulo disse: "Quem é Paulo? Quem é Apolo? São apenas servos de DEUS. Eu plantei, Apolo regou, mas DEUS deu o crescimento." Não somos nada, somos apenas servos de DEUS, instrumentos de DEUS. Se somos fiéis receberemos nossa recompensa, mas é DEUS quem dá o crescimento. Porque vocês pensam tanto de nós? Porque ser tão pequeno? Vocês dizem: "Paulo é meu". Sim, Paulo é vosso. Vocês dizem: "Apolo é meu". Sim, Apolo é vosso. Vocês dizem "Cefas é meu". Sim, Cefas é vosso, mas lembrem-se que vocês não têm somente Paulo, mas têm Apolo e Cefas. Todos são vossos. Todos são vossos, mas vós sois de CRISTO, e CRISTO de DEUS. Se vermos somente CRISTO e ninguém mais, então o espírito de facção se vai, a divisão se vai. Temos uma mente, falamos uma linguagem, JESUS. Esta é a solução. A solução não é tentar avaliar, argumentar, provar coisas. A solução é a revelação de JESUS CRISTO.

Então houve o problema desse grave pecado de incesto entre eles. A igreja era tão insensível; não somente insensível mas também presunçosa. Pense nisso! Um dentre os crentes coríntios cometeu um pecado grave, mas toda a igreja olhou para esse pecado como se não fosse nada, e eles eram orgulhosos de si mesmos como se fossem tão liberais e tolerantes. Não havia disciplina; tudo estava perdido; eles pensavam que estavam sendo liberais, tolerantes. Qual é a solução?

"Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa; como sois de fato sem fermento. Pois também CRISTO, nosso cordeiro pascal, foi imolado. Por isso celebramos a festa, não com o velho fermento, nem com o fermento da maldade e da malícia, e, sim, com os asmos da sinceridade e da verdade. " (1 Coríntios 5:7-8)

Lembre-se de CRISTO nossa páscoa. Lembre-se como CRISTO ofereceu-se imaculado à DEUS. Lembre-se como o Seu sangue foi derramado para remissão dos nossos pecados. Lembre-se como o Seu corpo foi quebrado, devemos comer a carne do CORDEIRO que nos dará força para caminhar sobre esta terra puros e inculpáveis. Lembre-se de CRISTO, nossa páscoa. Estamos hoje celebrando a festa dos asmos. Na época do Velho Testamento, a páscoa era somente um dia, mas imediatamente após a páscoa, os filhos de Israel tinham que guardar a festa dos pães asmos por sete dias em suas casas, em sua terra. Não deveria se encontrar nenhum fermento porque eles tinham que celebrar a festa dos pães asmos.

Queridos irmãos e irmãs, nós que tivemos nossa páscoa, estamos hoje na festa dos pães asmos. Devemos viver sobre esta terra não com o velho fermento da malícia e da maldade, mas com os pães asmos da sinceridade e da verdade. Se estamos celebrando a festa dos pães asmos hoje, podemos permitir que o pecado exista entre nós? Fermento, nas Escrituras, fala de algo que vai fermentar, que é corrupto, tanto má conduta quanto doutrina nociva. Isso não deveria existir na igreja. Devemos nos purificar dessas coisas porque estamos na festa dos pães asmos, celebrando o que o SENHOR fez por nós.

Eles tinham problema de processarem um ao outro. Oh! Que vergonha isto é! Paulo disse: "Você é um irmão; você deveria estar disposto a ser defraudado; você não deveria defraudar os outros, mas deveria estar disposto a ser defraudado". Gostaria de saber quantos estão dispostos a serem defraudados? Em primeiro lugar, se você tem algum problema em seu meio, se você não está disposto a ser defraudado e você é defraudado por um irmão, não existe nenhum irmão sábio entre vocês que possa ajudar a resolver suas diferenças? Porque você vai para o mundo que você despreza para resolver sua questão? Isto não é um vexame? Você foi lavado; você foi justificado no nome do SENHOR JESUS e pelo ESPÍRITO do nosso DEUS; você foi comprado por preço.
Glorifique agora a DEUS no teu corpo. Se somente vermos quanto DEUS nos perdoou em CRISTO JESUS; se somente vermos que este corpo pertence à Ele -- não somos de nós mesmos. Ele nos comprou por um preço; portanto glorifique a DEUS no teu corpo. Então você não fará nada que trará vergonha para Seu nome. Você prefere sofrer do que ter Seu nome sofrido por sua causa.

E quando há problemas de casamento? Muito simplesmente Paulo diz: "Ande cada um segundo o SENHOR lhe tem distribuído, cada um conforme DEUS o tem chamado". (1 Coríntios 7:17)

Seja para o que for que DEUS o tenha chamado, seja o que for que Ele tenha dado à você, ande nisso. Se DEUS lhe deu uma família, agradeça à DEUS por isso. Edifique essa família para a glória de DEUS. Se DEUS não lhe dá uma família e lhe dá graça de permanecer solteiro, então permaneça solteiro. Se o marido morre ou a esposa morre e você quer casar novamente, está bem, mas case com aqueles no SENHOR. Em outras palavras, "assim como DEUS deu a cada um..." não é algo forçado ou simulado, mas tudo é como DEUS dividiu e chamou. Maravilhoso! Isto irá resolver todos os problemas de casamento.

Do capítulo 8 a 10 você encontra esse problema de funções sociais, atividades e a solução é o amor de CRISTO. O conhecimento ensoberbece mas o amor edifica. Você pode comer qualquer coisa que é colocada sobre a mesa se você abençoar. Graças a DEUS por isso; é dado à você. Mas se você está comendo e bebendo, coma e beba e faça tudo para a glória de DEUS. Paulo disse: "Se eu comer carne, e um irmão fraco é ofendido, então não comerei mais carne". Não é que eu não possa comer. Posso comer; tenho liberdade, mas em consideração ao irmão não comerei. Queridos irmãos e irmãs, façam todas as coisas para a glória de DEUS.

E quanto a essa questão de cabeça coberta? Não é isso muito pesado para as irmãs terem uma cobertura sobre as suas cabeças? Isto significa que somente as irmãs precisam ter a cabeça coberta e os irmãos não precisam ter suas cabeças cobertas? Não! Paulo disse em 1 Coríntios 11:3 "CRISTO é a cabeça de todo o homem, mas o cabeça da mulher é o homem, e o cabeça de CRISTO é DEUS."

Se somente vermos a ordem divina então você descobre que é um privilégio; não um fardo. Se vermos a CRISTO, Ele que é igual a DEUS, e ainda se submete à DEUS e tem Sua cabeça coberta diante de DEUS, então isso é nossa glória se pudermos ter nossas cabeças cobertas diante de CRISTO. E se as irmãs conduziriam o símbolo para lembrar os irmãos que eles precisam ser cobertos diante de DEUS, isso não é belo?
E quanto à Mesa do SENHOR? É a mesma coisa! Paulo disse: "Terminem com a festa; não está ordenado". Nesse dia o SENHOR direcionou ter a ceia do SENHOR. Se você não pode ter a festa de maneira adequada para ajudar a celebrar a ceia do SENHOR então liqüide-a. O importante é: "Lembre-se do SENHOR!" Você está em comunhão com o Seu sangue, você está em comunhão com o Seu corpo. Embora sejamos muitos, ainda somos um pão, um corpo.

E quanto aos dons espirituais? Se pudermos apenas ver que dons espirituais são manifestações do ESPÍRITO SANTO. O ESPÍRITO SANTO dá segundo a Sua vontade, dons para diferentes membros do Corpo, para edificação do Corpo em amor. Os dons não são para exibição pessoal; os dons são para edificação do Corpo de CRISTO.

E quanto à ressurreição? Se CRISTO está ressuscitado sendo as primícias, então é claro seremos ressuscitados. Não há problema mesmo que você ache difícil de imaginar como todos os átomos do seu corpo serão reunidos novamente e tornar-se seu corpo ressurrecto. Alguns dizem: "Depois que você morre e é enterrado então você provavelmente é corrompido e volta à terra. Então alguma grama irá crescer e uma vaca irá comê-la. Parte do seu corpo entra nessa vaca, que é então comida por alguém, e assim vai. Então como você pode ser ressuscitado?"

Talvez você acha que isso é um problema, mas não há nenhum problema com DEUS. De fato, cientificamente, de sete em sete anos todas as células no corpo sofrem uma mudança completa. Há sete anos atrás e agora você é uma pessoa diferente, no que se refere ao corpo. Não há nenhum problema porque na ressurreição você é vestido com um corpo espiritual, não um corpo físico. É um corpo espiritual, um milhão de vezes mais bonito e glorioso. Hoje temos este corpo de humilhação, mas um dia seremos vestidos com um corpo de glória igual ao Seu corpo na Sua ressurreição. Não há problema!

E quanto ao dar? Lembre-se de que Ele era rico e tornou-se pobre por nós para que na Sua pobreza sejamos enriquecidos.

E quanto à submissão? Se o Filho foi obediente ao Pai pelas coisas que sofreu, mesmo até à morte e morte de cruz, porque não podemos nos submeter uns aos outros e àqueles que DEUS colocou diante de nós? Não estamos nos submetendo ao homem. Submeter-se à Ele. Se O vermos, não há nenhum problema.

E quanto ao amor? Se alguém não ama o SENHOR JESUS CRISTO seja anátema, Maranata. Anátema significa "maldito". Maranata significa "O SENHOR está vindo". Oh! Irmãos e irmãs, o primeiro amor é tão precioso. Oh, não devemos perder nosso primeiro amor, para que possamos amá-lO de todo o nosso coração. Não permita que alguma coisa entre e tire o nosso amor por CRISTO. Que nossos corações sejam inteiros para Ele. Que o amor de CRISTO nos constranja. Se vocês querem que Seu amor os encha apenas pensem o quanto Ele os ama e então vocês aprenderiam a amarem-se uns aos outros. Não há problema.

Queridos irmãos e irmãs, a solução é JESUS. Se somente tivermos a revelação do SENHOR JESUS CRISTO, então todos os problemas são resolvidos e espiritualmente crescemos. Qual o instrumento, os meios que DEUS usa para nos libertar fora da carne e nos colocar em CRISTO? A cruz! Portanto, Paulo disse: "Determinei não saber nada entre vós senão JESUS CRISTO e este crucificado".

Você se vê na cruz do SENHOR JESUS? Creio que há uma pessoa que deveria saber isso de uma maneira muito profunda, pessoal e esta é Barrabás. Barrabás era um assassino. Presumia-se que ele seria crucificado naquele dia. Mas na soberania de DEUS alguém foi crucificado em Seu lugar - o SENHOR JESUS CRISTO. Eu me pergunto se Barrabás não teria ido àquele monte ver o SENHOR JESUS crucificado lá. Me pergunto se ele não teria dito a si mesmo: "Eu deveria estar lá, mas Ele morreu em meu lugar". Me pergunto se isso não afetou de tal modo sua vida a partir daí que ele não podia viver novamente na sua maneira assassina. Ele tinha que viver como aquele homem que morreu.

Irmãos e irmãs, esta é a cruz. Se somente virmos à cruz; se somente vermos que na cruz fomos crucificados nEle e com Ele. "Portanto não mais eu vivo, mas CRISTO vive em mim...", e se é CRISTO que vive em mim, estou liberto da carnalidade, e liberto de todos os meus problemas. Que o SENHOR nos ajude.

Stephen Kaung

Nenhum comentário: